quinta-feira, 7 de junho de 2012

A preciosa tarefa de discipular


(Artigo que escrevi no final de 2010)
Apesar de ser um jovem de dez anos na fé, o Senhor tem permitido que eu leve a Ele pessoas para um encontro pessoal. Prego sempre JESUS, sem dar ênfase ao ministério em que faço parte. Falo do amor que somente Jesus tem pelo mais absurdo pecador. Alegro ver minha família trabalhando para o crescimento do Reino de Deus, porque imagino o quanto deve ser difícil ter a própria família longe dos caminhos de Cristo.
De um mês para cá tenho me alegrado muito com um irmão-amigo que mora em meu coração, desde que o conheci. Luiz Campanucci é um jovem de 65 anos, com uma história de vida cheia de aventura, conquista, frustrações e superação. No ano de 2009 ele entregou sua vida a Cristo verdadeiramente. Porque verdadeiramente? Porque ele havia deixado de ser uma testemunha de Jeová, para ser uma testemunha de Cristo (At 1.8). Quando ele começou a fazer parte de nossa comunidade, ele trazia muitos cacoetes da seita em que ele frequentou e serviu por um bom tempo. No começo ninguém dava atenção a ele, porque achavam que ele era um peixe garantido que não necessitava mais de cuidados. Eu, na minha limitação, o abracei como um filho (mesmo ele tendo idade para ser meu pai) e resolvi compartilhar dos conhecimentos que tinha para ajudá-lo permanecer firme na fé.
Confesso que, orientar alguém que aprendeu a interpretar a bíblia sagrada de uma forma equivocada e distorcida não é fácil. Refutar biblicamente as heresias dos TJ que estavam impregnadas na mente dele foi uma tarefa árdua e cansativa. Mas eu não podia deixar de ajudá-lo, ainda mais com a sede em que ele estava de conhecer mais de Deus. O desejo dele era tão grande, que parecia que ele nunca tinha ouvido falar de Jesus e das escrituras sagradas. Um coração alegre e aberto para crescer na presença de Deus. 
No mês de Maio de 2010 ele foi batizado nas águas, e no final de Julho começou a ser o mais novo professor de escola bíblica dominical da igreja. Para a congregação foi uma conquista, que injetou satisfação e alegria naqueles membros que viram ele se converter, crescer na fé ali, e se tornar professor deles. Tenho acompanhado as aulas e sou prova do quanto ele tem contribuído para o conhecimento daqueles alunos.
Jesus disse "... para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." (Jo 15.16). Sempre presenciei pregadores se gabando, porque em cultos que pregaram, almas aceitaram a Jesus; Outros se consideram ganhadores de almas por levarem visitantes a sua igreja. Não menosprezo o papel importante desenvolvido pelo pregador quando faz o apelo no final do culto. Apenas acho pretensioso vender o fruto que não cultivou e nem viu florescer. Também não quero desvalorizar o trabalho feito por aquele que esforçou em trazer em alguém para um culto a Deus. Apenas me decepciona não darem atenção necessária ao novo convertido. É fácil se dizer ganhador de almas; difícil é se dedicar para o crescimento delas.
Hoje meu amigo Luiz, guarda sua fé em Cristo com toda convicção, que Jesus não é aquele estaqueado ensinado pelos TJ, mais sim aquele que padeceu na cruz, por nossos pecados, mas não foi vencido e ressuscitou; Que o Espírito Santo não é uma força ativa e sim o nosso Consolador. Hoje mais que um novo convertido, ele também é um discípulo fazendo  de outros discípulos. Mais que agregar vidas a nossa comunidade, devemos conduzi-las cada vez mais perto de Deus, para que sejam frutos, que gerarão outros frutos permanentes em Deus.
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... (Mt 28.19)

Em Cristo,
Luciano Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário